Estamos na reta final para de candidaturas para o nosso primeiro concurso literário de romance, cujo prazo termina no próximo dia 1 de julho. Com esse pretexto, deixamos-lhe algumas orientações que lhe poderão ser úteis na sua participação. Se tiver o seu manuscrito terminado, desejamos que se sinta motivado a inscrever-se e ganhe a possibilidade de editar digitalmente e em papel a sua obra, para venda em centenas de canais.
São estes os nossos 5 conselhos para participar em certames literários.

- Certifique-se que o seu texto se ajusta à temática do certame
Poderá parecer uma evidência, mas o nosso júri encontrou-se com inúmeros manuscritos que omitem este ponto. Tenha a certeza que, por maior que seja a sua qualidade, um policial não se enquadra num certame de poesia, por exemplo. Se nem cumpre nas bases, é impossível que saia vencedora.
Insistimos na importância da temática e avalie com honestidade se o livro se enquadra no que é pedido. Se não for o caso, esteja atento a outros anúncios, de concursos do género em questão ou mais abrangentes nas características formais.
- Não se esqueça de rever todas as cláusulas do regulamento
Mais uma vez, uma evidência. Será mesmo? A emoção de concorrer num certame literário pode levar a que desvalorizemos alguns pormenores do concurso. Relembramos-lhe os mais importantes:
- Prazos de entrega. Acontece com frequência descobrirmos que o tão desejado certame tem o prazo a poucos dias de terminar… e fazemos os impossíveis para entregar a tempo.
- Extensão da obra. Confirme os limites máximo e mínimo, que umas vezes vem sob a forma de palavras, outras de páginas… exceto se for exigida uma fonte específica ou um espaçamento entre linhas, poderão ser números flexíveis. No nosso caso, o mínimo exigido, para referência, é de 100 páginas, mas uma vez que o upload se poderá fazer em tamanhos e formatos diversos, o número é fortemente relativizado.
- Modo de envio. Para o nosso certame anual é necessária a participação fazendo o upload na nossa plataforma de publicação, deixando-o em modo público. Em ocasiões recebemos manuscritos por email, mas consideramos tal participação inválida para concurso. É essencial prestar atenção a este ponto para evitar a desclassificação dos seus livros por desconhecimento das regras.
- Esmere-se na apresentação e na ortografia
Inclusive quando o prémio é a edição, como no nosso caso, recomendamos-lhe que dê o seu melhor no manuscrito que apresenta. É certo que o júri tem em conta o conteúdo da obra acima de tudo o resto, mas se este fica ofuscado por erros ortográficos, é apresentado numa fonte de difícil leitura ou tem uma apresentação desordenada, ultrapassar a primeira página será um desafio pouco estimulante, levando mesmo em alguns casos a que o candidato seja rapidamente posto de parte.
Este critério é tão simples como sujeitar o manuscrito final a uma mínima revisão de texto e tratar de o fazer chegar às nossas mãos num suporte de leitura o mais funcional possível.
- Se tiver a sua obra publicada em qualquer outro suporte, preste atenção ao regulamento
Há certames onde este facto exclui só por si, qualquer outra participação. Consulte os respetivos regulamentos para confirmar se é o caso.
No caso do nosso concurso, pedimos-lhe que seja titular dos direitos do seu livro. Se este se encontra autopublicado em qualquer outra plataforma de publicação independente, a sua eliminação é relativamente simples, uma vez que conserva os direitos. Contudo, se publicou através de outra editora de moldes tradicionais, é possível que lhe tenha cedido os seus direitos de distribuição da obra por um determinado período (normalmente de alguns anos), pelo que lhe recomendamos que se certifique previamente.
- Em caso de dúvida, pergunte!
A maioria dos certames possui um telefone de esclarecimento ou um email de contacto. Não duvide: consulte previamente para evitar mal-entendidos. Não existem perguntas inconvenientes, muito menos nestes casos. Não deixe que uma dúvida se interponha entre si e a oportunidade que sempre sonhou para o seu livro – não se acanhe!
Para qualquer dúvida sobre o nosso certame, a resposta está ao alcance de uma mensagem para o nosso email, [email protected], de onde teremos todo o prazer em responder.
Esperamos que estes conselhos lhe tenham sido úteis. Boa sorte para o seu livro!