Apanhe papel e lápis. Vamos mostrar-lhe como criar personagens para o seu romance. Se já chegou até aqui, é porque já sabe sobre que quer escrever. Para começar, pense quem serão as principais, criar as personagens protagonistas, será suficiente. Depois, segundo avançar a história, acrescentará outras personagens secundários segundo as necessidades da narração.
Para começar a criar personagens: faça uma ficha.
Desenhe uma ficha na la que compile todos os dados da personagem principal:
-Nome e sobrenome
-Idade
-Profissão
-Descrição física. Indique qualquer rasgo que seja importante para a história.
-O seu caráter
-O seu passado. É importante que compile os feitos que tenham ocorrido no passado da sua personagem e que possa afetar ao seu presente.
-Qual é o seu objetivo?
-Qual é o seu medo maior?
Tendo estes dados numa ficha, poderá conhecer e perceber bem a sua personagem e não cairá em contradições ao longo do romance. A sua personagem atuará de forma congruente, pelo que o leitor também conseguirá simpatizar com ele e conseguirá ficar preso ao romance.

Quem me inspira?
A super vendas Megan Maxwell confessou numa entrevista que para criar personagens masculinos ela pensa em atores famosos. Disse que durante o processo de criação do romance, cola a foto do homem em questão no seu computador.
Dê uma olhada também ao seu redor. Certamente encontrará pessoas e situações dignas de mencionar num romance.
É muito importante que o desenhe perfeitamente na sua cabeça. Desta forma, irá transmitir corretamente ao leitor como é o seu protagonista e irão perceber o que quer que eles percebam.
Medos e desejos das personagens
Todos nos movemos por objetivos que desejamos alcançar e os medos são a nossa maior barreira. As personagens do seu romance igual. Ter claro quais são as suas motivações e os seus desânimos à hora de criar personagens, servirá-lhe de muita ajuda para desenvolver o conflito entorno ao que gira o romance.
O que vai fazer o romance avançar será como a personagem consiga alcançar ou não os seus objetivos, e superando os seus medos. Isto também fará que possa manter enganchado ao leitor. O ritmo que terá a sua narração também virá determinado pelo avance dos protagonistas.
O arco da personagem.
O arco da personagem ou curva de aprendizagem é la transformação que vive a personagem ao longo do romance.
A evolução que quer que a protagonista tenha desde a primeira página até la última, é também uma coisa que deverá ter em conta no momento de criar as personagens. Para que a história e a personagem não sejam planos, esta deve evolucionar. Além disso, não seria credível que uma personagem não modificasse em momento nenhum a sua forma de pensar ou a sua visão sobre determinadas situações.
A protagonista tem de começar num ponto e terminar noutro. Isto mesmo sucede na vida de todos nós.
Humaniza a sua personagem.
O que significa isto? A sua personagem deve ter sentimentos. Tem de ter virtudes e defeitos. Deve ter problemas, dúvidas, fazer o ridículo em certos momentos, fazer loucuras… Tem de ser imperfeito. É complicado que o leitor consiga simpatizar com um protagonista perfeito. Caso que o leitor não consiga compreender, desistirá do romance.
Com estas dicas consideramos que já está pronto para começar a criar personagens, mas não queremos fechar, sem dizer que a criação de personagens precisa de uma grande labor de investigação. Deve pensar e refletir muito sobre eles. Lembre que será a sua principal companhia durante os seguintes meses pelo que é melhor criar personagens com os que se sinta cómodo.