
Quem são os autores deste livro?
Os autores desempenharam funções ao longo de uma década na área da reinserção social, em instituições onde são executadas medidas judiciais de internamento compulsivo de jovens delinquentes.
Leia aqui a biografia dos autores: https://www.bubok.pt/autores/jorgeoliveira
Como surgiu a ideia de publicar o livro “Conflitos em internamento de jovens delinquentes” em co-autoria?
A ideia surgiu na percepção do potencial da informação, recolhida ao longo de 3 anos num centro de internamento de jovens delinquentes, sobre os episódios de conflito que ocorriam na actividade quotidiana – e possíveis explicações, causas e efeitos dessas ocorrências nos jovens e no funcionamento da instituição.
“[o livro trata] os episódios de conflito que ocorriam na actividade quotidiana – e possíveis explicações, causas e efeitos dessas ocorrências nos jovens e no funcionamento da instituição”
O percurso de escrita deste livro foi extenso, com muito trabalho de análise e pesquisa. Como é que chegaram até ao resultado final?
O trabalho consiste no tratamento dos dados e a sua interpretação à luz da experiência de muitos anos de exercício de funções neste meio. Acrescentou-se ainda um conjunto de observações e reflexões sobre algumas das questões fundamentais da intervenção do Estado junto dos jovens delinquentes em reclusão nestas instituições.
Tinham algum objectivo em particular na publicação deste livro? Alcançaram-no?
O objectivo é a mais-valia de dar a conhecer um conjunto de dados que, por regra, não ultrapassa o círculo interno das instituições e que poderia ser útil para os profissionais destas áreas e para o público melhor percepcionar a realidade deste universo restrito. É um contributo para reverter a crónica escassez de textos produzidos por profissionais que trabalharam e tiveram responsabilidades na intervenção directa com estes jovens.
“é um contributo para reverter a crónica escassez de textos produzidos por profissionais que trabalharam e tiveram responsabilidades na intervenção directa com estes jovens”
Qual a melhor parte de escrever e de ver este livro publicado?
O fim desta iniciativa é partilhar de forma alargada o seu conteúdo e poder contribuir para o conhecimento da melhor forma de interagir com os jovens internados – com toda a margem para discordâncias, experiências ou avaliações distintas.
Porque é que os leitores devem ler este livro?
É um estudo inédito a nível nacional (e tanto quanto se sabe, neste âmbito, a nível internacional), que trata um período ininterrupto de 36 meses com rigor factual e científico, com a preocupação de enquadramento teórico, histórico e de contexto. É uma abordagem oriunda do meio institucional que inclui apreciações e conclusões sem obediência ao “politicamente correcto”. É um texto acessível como introdução à realidade dos Centros onde os jovens delinquentes cumprem internamento.
“é um estudo inédito a nível nacional (e tanto quanto se sabe, neste âmbito, a nível internacional)”
Como é que estão a divulgar o livro?
A publicação está disponível para consulta em http://delinquenciajuvenil.weebly.com/ e para aquisição em https://www.bubok.pt/livros/6281/Conflitos-em-internamento-de-jovens-delinquentes
Como é que conheceram a Bubok? Porque é que decidiu publicar connosco?
Através de um amigo e da apresentação muito intuitiva do seu Web-site, permitiu-nos de forma acessível trazer a público estas reflexões.