Santiago's Camino is one of the most walked routes on Earth, pilgrims from all parts of the world make that journey. This is what Mara and Luz decided to do during October 2022. Two women who barely knew each other decided to embrace the challenge of completing the journey between Porto and Santiago De Compostela during 12 days - 320 kilometers. 12 days, 12 lessons! The magic of the Camino can be felt in every step of this journey. They have come across many challenges, tears, laughs, self discovery and achievements. Nothing can be compared with the physical and mental exhaustion that 12 days walking can bring to you, but certainly nothing can be compared with the love, compassion and empathy you receive during this journey.
Santiago's Camino is one of the most walked routes on Earth, pilgrims from all parts of the world make that journey. This is what Mara and Luz decided to do during October 2022. Two women who barely knew each other decided to embrace the challenge of completing the journey between Porto and Santiago De Compostela during 12 days - 320 kilometers. 12 days, 12 lessons! The magic of the Camino can be felt in every step of this journey. They have come across many challenges, tears, laughs, self discovery and achievements. Nothing can be compared with the physical and mental exhaustion that 12 days walking can bring to you, but certainly nothing can be compared with the love, compassion and empathy you receive during this journey.
Formada em Línguas e Literaturas Modernas, Maria do Céu V. Vinagre lecionou durante quase 30 anos no ensino público e conheceu de perto os conflitos que se vivem nas escolas. Interessada em tudo o que promove o desenvolvimento pessoal fez formação em Life Coaching na escola Expertise Coaching International Training e é praticante e formadora de terapias energéticas há mais de duas décadas.
Nuno da Fonseca Silvério Escritor / Consultor / Formador Responsável de Logística e Controlo de Custos, em Hotelaria, durante mais de 15 anos; Licenciatura em Gestão Turística e Hoteleira na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar em Peniche; Formação de Liderança e Coaching por Cristina Madeira; Formação Pedagógica Inicial de Formadores por CRC Portugal.
Oswaldo de Oliveira Mendes, comandante de Boeing 777, piloto de linha aérea desde 1981, gerente de operações de voo da aviação e consultor, nasceu em Luanda, Angola, a 20 de Outubro de 1957, é casado e tem quatro filhos.Iniciou a sua carreira de piloto em 1975, no antigo Aeroclube de Angola, em Luanda, tendo servido à aviação comercial na companhia aérea TAAG – Linhas Aéreas de Angola. Voou, como comandante sénior, nas frotas de Fokker-27, Boeing 737-200, Boeing 707, Boeing 727, Boeing 747 e Boeing 777, tendo sido o primeiro piloto angolano a ser qualificado na Boeing em Seattle, no Verão de 2006.Fez o Brevet (PPA) no mítico avião Auster D-5/160 e pilotou vários modelos de aviões monomotores e bimotores ligeiros. Foi monitor e instrutor, e, de 1976 a 1979, formou (voo solo) e qualificou muitos dos pilotos que fazem parte da elite dos profissionais da aviação.Em 1978, fez o curso comercial de aeroplano na TAAG, tendo participado no curso de qualificação de Fokker-27. Em 1979, ingressou na Força Aérea, na Esquadra de Transportes, no avião de tipo Antonov-26.Depois de regressar à TAAG, desempenhou as funções de segundo piloto e de primeiro piloto, tendo sido qualificado como comandante de Fokker F-27, em 1982, e tendo voado em diferentes cenários nas rotas domésticas, regionais e internacionais. No segmento charter, fez voos para um sem-número de destinos ao redor do mundo, desde Katmandu, no Nepal, até Nadi (Grupo Viti Levu), nas ilhas Fiji, no sul do Oceano Pacífico.Concluiu, com distinção, o curso de qualificação de Boeing 747-300, na prestigiada South African Airways Academy, nos tempos e ainda sob padrões antecessores da recente Rainbow Nation, e, neste particular de exclusividade, tudo o que este selecto posto representava em termos de dificuldade e cultura geral (background) na anterior sociedade.Frequentou vários cursos de qualificação, superação e treino (Management, Leadership Team Manager, Instrutor de voo, Técnicas e pedagogia, etc.) no Reino Unido, em Portugal e nos USA.Durante toda a sua vida profissional, escreveu vários artigos de opinião e trouxe a debate várias questões importantes sobre o exercício da actividade, a sua operacionalidade, as rotas e a exploração comercial. Também abordou temas fracturantes no âmbito da gestão dos recursos humanos, escreveu sobre a fadiga, as escalas de voo, o pairing, os períodos de descanso, os limites de período de trabalho, etc., pugnando sempre pelo rigor e isenção, bem como pela elevação de carácter. Sempre foi um acérrimo e exímio defensor do mérito e da competência, e nunca descurou a disciplina e o cumprimento satisfatório dos regulamentos. Em bom rigor, sempre encarou a aviação como uma profissão e não apenas como um mero emprego. Noutras palavras, para ele foi sempre importante ser e servir e não apenas estar na TAAG.
Autora e compositora nascida em Romilly-sur-Seine (nordeste de França) em janeiro de 1984, cresceu e estudou em Sézanne até perfazer quinze anos. Em fevereiro de 1999 mudou-se para Portugal, onde estudou no concelho do Seixal e mais tarde, na Universidade Nova de Lisboa. Dividiu os anos seguintes entre Portugal, Bélgica e Inglaterra, tendo regressado à Margem Sul do Tejo, que considera a sua casa, em fevereiro de 2017. Em 2020, decidiu finalmente dedicar tempo às obras que escreveu ao longo da vida e publicá-las, em nome da arte e por amor às letras. Além de escrever romances e poesia, compõe músicas e bandas sonoras.
Fernando A. M. S. Pompeu concluiu o doutorado em Educação Física pela Universidade de São Paulo em 2001. Em 2018, esse pesquisador concluiu o estágio Pós-doutoral como Visiting Scholar no History and Philosophy Science Department da Universidade de Cambridge no Reino Unido. Atualmente é Professor Titular (Catedrático) em Fisiologia do Exercício e Coordenador do Laboratório de Biometria na a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui experiência administrativa como Chefe do Departamento de Biociências e Atividade Física e como Coordenador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, nos curso de de Mestrado e Doutorado em Educação Física. É, também, Coordenador do curso de Especialização lato sensu em Ciências da Performance Humana. O professor Fernando Pompeu publicou 61 artigos em periódicos especializados, sendo sua maioria em periódicos vinculados às bases de dados Pubmed, Scopus e Webisi. Possui dois livros impressos no Brasil. Foi orador em eventos nacionais e internacionais na área das Ciências do Esporte e Medicina Esportiva. Recebeu quatro prêmios e homenagens de instituições ligada às Ciências do Esporte. Esse acadêmico tem interesse específico em entender os determinantes das provas atléticas de endurance, assim como, contribuir para a evolução do método e filosofia das ciências aplicadas aos esportes e atividades físicas.
Um dos maiores poderes de Margarida Raposo é sentir-se una com a natureza e com os animais - capacidade que lhe foi conferida desde criança. Era neles que encontrava as respostas para as suas perguntas e era no seu amor que também aprendia a amar. Foi essa conexão que a levou a tornar-se médica veterinária mas antes de se tornar médica já era escritora e já recebia, com o coração, o que os animais lhe queriam transmitir.
João Otílio Passos Gonçalves nasceu em 1961, em Portugal, é Oficial Paraquedista do Exército Português na Reserva, diplomado com o Curso de Oficiais Generais, e pós-graduado em Investigação Operacional, Pensamento Sistémico e Caos, pela Universidade de Valência, Espanha. Palestrante espírita com participação em vários congressos internacionais e 8º Congresso Espírita Mundial, onde apresentou o trabalho “Pensamento Sistémico e Espiritismo na defesa da Vida”. Investigador em Transcomunicação Instrumental (TCI) É associado da Federação Espírita Portuguesa. É associado da Sociedad Española de Divulgadores Espíritas É casado, e tem 2 filhos.
CARLOS HIRAN GOES DE SOUZA é médico e escritor. Brasileiro, nascido em Manaus, Amazonas. Carlos Hiran é membro da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais/SBAT desde 1983, escreveu 12 peças infantis e é autor de três romances publicados. Sua primeira peça para o público infantil - Andando nas Nuvens, foi premiada e lançada em versão livro na Bienal do Livro de São Paulo, em 2012. Seus livros podem ser encontrados em formado eletrônico - e-book - na Bubok.pt e nas principais livrarias on-line do mundo. Na plataforma eletrônica Watpad Carlos Hiran disponibiliza uma série de seus contos - "Os Mundulunáticos e suas mentes férteis em tempo de colheita de contos". Recentemente, lançou sua primeira coletânea de poemas e contos - Dois poemas e o continho, por amor! pela Eldorado Editora, Brasil. Atualmente, ele está empenhado em terminar um novo romance a ser publicado em 2023. Carlos Hiran Goes de Souza é casado e pai de um casal de filhos . Vive atualment em Milão e tem morada fixa em Cascais. Saiba mais sobre o autor em: https://www.facebook.com/pages/Autor-Carlos-Hiran-Goes
Há muitos anos que venho a aprofundar o auto-conhecimentos e a adquirir ferramentas que me ajudam a relacionar-me melhor comigo mesma e com os outro. Muitas são as técnicas que me têm ajudado neste processo tão desafiante quanto gratificante como Mãe e Educadora. Durante os primeiros anos de maternidade, senti que algo não estava bem, eu não me revia verdadeiramente na forma como educava. Muitas vezes as minhas atitudes não estavam alinhadas com o meu sentir, com o meu coração. Isso gerava um conflito interior entre fazer o que era suposto fazer porque a sociedade (família, amigos, prescritores) assim o sugeria e o que eu realmente sentia e que muitas vezes nada tinha a ver com o que eu acabava por fazer, promovendo sentimentos de culpa frequentes. E por isso, comecei a aprofundar e a procurar integrar a Educação como uma continuidade de mim, alinhando o que sentia com as minhas ações, comecei a sentir mais compaixão do que culpa e a estar mais desperta para os processos internos e tudo o que os meus filhos me faziam descobrir em mim.. Hoje compreendo e tenho cada vez mais consciência de que as crianças transportam a chave de muitos dos nossos desafios internos. Tornarmo-nos recetivos a elas é crescer e evoluir, enquanto seres humanos. A minha intenção como mãe é ajudá-los no seu próprio auto-conhecimento e a descobrir a quantidade enorme de "amigos" que eles têm dentro de si, tal como as competências, as emoções, a sua intuição e voz interior. Quero dar raízes sólidas aos meus filhos para que as suas asas possam crescer saudavelmente para um dia voarem até onde os seus sonhos os levarem. Não acredito em formatos ideiais de educação. Acredito que cada família é única. Acredito que dentro de nós temos muitas vezes as soluções para os desafios; Acredito que a autocompaixão e a compaixão são um dos nutrientes fundamentais tanto para os momentos de harmonia e paz como para os momentos de perturbação e confusão. Acredito que se olharmos para a nossa família mais vezes através dos olhos do coração, descobrimos tudo aquilo que precisamos para nos sentirmos verdadeiramente gratos, num caminho que nos vamos redescobrindo através das nossas sombras, e rumo ao desenvolvimento da nossa mestria individual e autoconhecimento. Temos tanto para aprender com os nosso filhos... E há ferramentas maravilhosas que nos ajudam a tornarmo-nos mais presentes e receptivos num contexto de Vida tão exigente e complexo como é este em que se vive nos dias de hoje, algumas das quais, eu partilho neste livro.
CARLOS HIRAN GOES DE SOUZA é médico e escritor. Brasileiro, nascido em Manaus, Amazonas. Carlos Hiran é membro da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais/SBAT desde 1983, escreveu 12 peças infantis e é autor de três romances publicados. Sua primeira peça para o público infantil - Andando nas Nuvens, foi premiada e lançada em versão livro na Bienal do Livro de São Paulo, em 2012. Seus livros podem ser encontrados em formado eletrônico - e-book - na Bubok.pt e nas principais livrarias on-line do mundo. Na plataforma eletrônica Watpad Carlos Hiran disponibiliza uma série de seus contos - "Os Mundulunáticos e suas mentes férteis em tempo de colheita de contos". Recentemente, lançou sua primeira coletânea de poemas e contos - Dois poemas e o continho, por amor! pela Eldorado Editora, Brasil. Atualmente, ele está empenhado em terminar um novo romance a ser publicado em 2023. Carlos Hiran Goes de Souza é casado e pai de um casal de filhos . Vive atualment em Milão e tem morada fixa em Cascais. Saiba mais sobre o autor em: https://www.facebook.com/pages/Autor-Carlos-Hiran-Goes
Nascida em 20 Fevereiro de 1943 em Vila Nova do Paiva, distrito de Viseu. Curso do Magistério Primário de 1960 a 1962, em Viseu. Professora do ensino básico de 1963 a 1995. Lecionou durante a maior parte da vida profissional, em Lisboa, na Escola nº sessenta e três, situada no Restelo. Orientou cursos de monitores e exerceu também no ensino regular, em Angola, entre 1964 e 1975, tendo estado em Malanje, Cuíma, Nova Lisboa, Serpa Pinto, Carmona, Luso (Liceu), Luanda (Escola de Aplicação e Ensaios, no Bairro Alvalade). Casada desde 1963, com duas filhas e uma neta.
Nasceu em Angola. Viveu alguns anos no concelho de Vimioso (aldeia de Serapicos) e na cidade de Bragança. Possui uma Licenciatura em Português e Francês - Professores do Ensino Básico. É Mestre em Educação Especial e Doutorado em Educação pela Universidade Portucalense - Porto. Atualmente é professor de Educação Especial no Agrupamento de Escolas de Monção. Vive habitualmente na Província de Ourense - Galiza (Espanha). Interesses: Literatura, História, Geografia, Tecnologias da Informação e Comunicação, Blogues, Pesca, Golfe, Atividades Agrícolas, Viagens...